domingo, 28 de junho de 2009

Quelóides




O quelóide é uma forma de cicatriz anormal que vai além dos limites necessários de reparo, isto é, as células se proliferam além do limite da pele causando um abaulamento exagerado no local. Possui consistência endurecida e coloração vermelho-acastanhada, podendo causar coceira e desconforto (dor) no local. Além disso, o efeito cosmético é a principal queixa dos pacientes que apresentam o problema.
Pessoas de pele morena e pacientes jovens estão mais propensos a desenvolver este tipo de cicatriz. Quem possui história de familiares com quelóides também pode estar mais predispostos ao problema. Algumas regiões do corpo são mais frequentemente acometidas a este tipo de cicatrização anormal: o colo, as costas, os lobos das orelhas, o pescoço e a parte inferior das pernas. Indivíduos em uso de isotretinoína (medicação utilizada para o tratamento das espinhas) também devem evitar cirurgias desnecessárias pois a medicação aumenta a chance de cicatrizes queloidianas.
Caso o problema apareça um dermatologista deve ser consultado, pois existem várias formas de amenizar ou corrigir o problema. Dentre os tratamentos mais utilizados estão:
-Infiltração de corticóide: deve ser realizada mensalmente em consultório médico, até o amolecimento da lesão.
-Cirurgia + infiltração de corticóide, a cirurgia isolada não é recomendada.
-Crioterapia: congelamento da lesão.
-Radioterapia.
Apesar das terapias propostas, nem sempre o desaparecimento da cicatriz é completo. Logo, uma dica que deixo na coluna é que antes de se submeter a uma cirurgia para fins estéticos, a procedimentos como peelings profundos (fenol) e lasers, bem como a colocação de piercings e realização de tatuagem; verifique se você possui algum fator de risco para o desenvolvimento de cicatriz tipo quelóide, pois ao invés de um resultado estético positivo você poderá ganhar uma cicatriz desnecessária, pense nisso!

2 comentários:

  1. Mari!

    Adorei a materia sobre queloides. Fiquei muito feliz em saber que o problema tem solucao. Ja sei que a primeira coisa que eu vou fazer quando volta ao Brasil vai ser uma visitinha pra vc!!
    Uma dica, coloca uma materia sobre cuidados com a pele na gravidez e produtos que podemos usar. Os que vc me recomendou sao otimos, mas sempre fico na duvida se posso usar perfume ou passar algum outro tipo de creme no corpo que nao sejam os especificos para gravidez.

    Saudadess!

    Marina e Helena

    ResponderExcluir
  2. Marina! Que saudades!! Quando nasce a Helena?
    vou escrever a próxima matéria em tua homenagem!! segunda feira já vai estar no blog.
    Beijo

    ResponderExcluir