domingo, 28 de junho de 2009

Dermatite Atópica


Muitas são as pessoas que sofrem com alguma atopia (alergia), sobretudo as crianças.
Asma, rinite, bronquite e dermatite são queixas comuns no consultório médico, principalmente no inverno. Pessoas que já possuem algum membro da família com alergia estão mais predispostas para desenvolver esse tipo de doença.
A dermatite pode surgir nos primeiros anos de vida e nesta época é freqüente observar lesões na face. Após este período, as regiões de dobras são as mais afetadas (parte posterior dos joelhos e cotovelos, pescoço), assim como a região periocular.
A coceira é um sintoma freqüente e a pele dos pacientes tende a ser muito seca. Isso ocorre, pois a camada de lipídeos que recobre a pele normal está ausente nestes indivíduos ficando a pele mais exposta a perda de água, a infecções e ao surgimento dermatite de contato.
O inverno, é geralmente, a época em que os sintomas se exacerbam- a pele fica mais seca e a coceira mais intensa. A ansiedade e o estresse emocional também podem desencadear as crises de atopia.
Por mais que não exista um tratamento curativo para dermatite atópica, existem métodos eficientes para o controle da doença. Outra boa notícia é que na maioria dos casos os sintomas diminuem com o passar da idade.
O tratamento baseia-se na hidratação, uso de corticóides ou de inibidores da calcineurina (medicação que age diminuindo os sintomas sem os efeitos colaterais dos corticóides), anti-alérgicos e antibióticos nos casos de infecção secundária.

Dicas importantes:
- Evite banhos muito quentes e demorados, eles ressecam e tiram a proteção da pele.
- Hidrate a pele diariamente.
- Evite alimentos industrializados que contenham muitos corantes e conservantes.
- Preferira os sabonetes neutros, e utilizá-los com moderação.
- As roupas que entram em contato com a pele devem ser de algodão.
- Procure um dermatologista da sua confiança, é ele que vai tratar sua pele, não somente na crise, mas também irá ajudar a prevenir o aparecimento das lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário