sexta-feira, 12 de junho de 2009

Celulite


Nesta coluna não poderia deixar de abordar um tema que tanto afeta a qualidade de vida e a auto-estima das mulheres: a celulite.A celulite é um depósito localizado de gordura delimitado por traves fibrosas, são estas que puxam a epiderme causando os furinhos indesejados. As causas da celulite são várias: genética, retenção de líquidos e falta de circulação local.É cada vez mais frequente a busca por métodos modernos para corrigir o problema. Primeiramente, é preciso deixar claro que o tratamento da celulite é multidisciplinar – uma dieta equilibrada e exercícios físicos são fundamentais. Além desses cuidados outros tratamentos estão disponíveis:



  • Cremes: Estes dificilmente vão sanar o problema, já que agem muito superficialmente melhorando a hidratação e a textura da pele, portanto, apenas disfarçam as depressões.


  • Carboxiterapia: consite na injeção de gás carbônico na gordura. O fluxo do gás rompe as células de gordura melhorando a circulação local e aumentando a produção de colágeno.


  • Lasers: Existem os com radiofrequência e os que associam radiofrequência, infra-vermelho e drenagem. Eles agem através do calor, quebrando a célula de gordura e estimulando a formação de colágeno, sem agredir a epiderme.


  • Subcisão: é uma técnica cirúrgica recomendada para correção de depressões profundas. Através de uma agulha especial, é realizada a quebra das traves fibrosas sob anestesia local. O resultado é um hematoma no local que regride em alguns dias minimizando, ou mesmo, fazendo desaparecer a celulite.Não existem métodos “milagrosos”.

Os tratamentos amenizam o problema e devem ser acompanhados pelo seu dermatologista. É bom lembrar que o empenho individual do paciente é a chave para o sucesso do tratamento.Em alta:- Dieta e exercício- Carboxiterapia e lasers de radiofrequência- Subcisão para as depressões mais profundasEm baixa:- Injeção de substâncias que não tenham estudos e que não se conheçam os efeitos colaterais.- Cremes muito caros que apenas melhoram o aspecto da pele.


texto da minha coluna em www.clubedatpm.com

Um comentário:

  1. Olá Mariana

    Gostaria de ter um ideia dos valores médios do procedimento subcisão.
    Além disso, que médicos ou locais vc recomenda para fazer isso em Floria?

    Grata,
    Janaína

    ResponderExcluir

Dúvidas sobre dermatologia e cuidados com a pele...

Loading...