domingo, 19 de julho de 2009

Creme com café?


Após a vitamina C e o chá verde o antioxidante do momento é o café verde. O óleo do café verde virou matéria prima de cosméticos que combatem o envelhecimento. Cremes faciais noturnos e diurnos (com filtro solar na fórmula), loções de limpeza da pele e cremes para contorno dos olhos são alguns dos produtos disponíveis.

Apesar do Brasil ser um grande produtor de café, o produto só chegou no mercado brasileiro há 2 anos e já traz resultados animadores.

Em um estudo realizado na Virgínia (EUA), mulheres que utilizaram o produto apresentaram redução de 24% das marcas de expressão e diminuiram cerca de 15% as manchas da pele. Isso se deve, principalmente, pela presença de polifenóis neste produto: o ácido clorogênico e o ácido ferrúlico. Estes combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.Além de manchas e rugas estes cremes hidratam a pele, preservando a função de barreira; possuem efeito antiflamatório e, portanto, reduzem o eritema (aspecto avermelhado) do rosto.

Segundo estudos recentes, as propriedades antioxidantes do café são maiores que a do chá verde (maior quantidade de polifenóis) e quatro vezes mais potentes que a vitamina C.

Além das propriedades rejuvenescedoras, a vantagem do produto é que ele pode ser utilizado em qualquer idade (pacientes jovens e idosos), pois além de ajudar na pele envelhecida o café confere um papel de proteção contra os efeitos radiação ultra-violeta, tendo portanto, ação preventiva.Uma observação importante é que o cafézinho (líquido), como é feito a partir do grão torrado, perde grande parte dos antioxidantes, logo, não adianta substituir o creme pelo saboroso café.

Um comentário: