domingo, 19 de julho de 2009

Presente e futuro: terapia celular e células-tronco


Não poderia deixar de comentar com vocês sobre o evento que participei em São Paulo. O I Congresso de terapia celular e células-tronco, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foi maravilhoso e contou com dermatologistas e pesquisadores de todo o país.


O que é terapia celular?

O princípio da terapia celular é simples: restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente.O que são células-tronco?São células indiferenciadas (embrionárias), que injetadas na circulação ou no local da lesão, elas podem se diferenciar em células especializadas daquele tecido ou órgão, substituindo as células defeituosas.


O que podemos esperar do uso de células-tronco e terapia celular na dermatologia?

Além das novidades para tratamentos de algumas doenças dermatológicas com células-tronco (Epidermólise bolhosa, xeroderma pigmentoso e úlceras crônicas), o tratamento para rejuvenescimento também está se modernizando.Além dos preenchedores cutâneos já existentes (ácido hialurônico, hidroxiapatita e metacrilato), podemos a partir de uma amostra da pele retirada do paciente, cultivar os fibroblastos do próprio paciente e utilizá-lo para correção de rugas, melhora da textura da pele e conseqüente efeito rejuvenescedor, sem o risco de reações alérgicas ou rejeição do produto.


Quais são as outras doenças que podem se beneficiar dessas terapias?

Pesquisas com células-tronco para cura de distrofias musculares, degenerações ósseas, doença de Parkinson e da angina refratária (dor no peito sem melhora com a terapia convencional) também já estão sendo realizadas e com efeitos promissores.Fiquei encantada em saber que temos no Brasil laboratórios e serviços que estão muito avançados no que diz respeito a estas terapias e gostaria de dividir com vocês algo que parecia longe do nosso alcance, mais que hoje já é realidade.

2 comentários:

  1. oi Mari!!
    Agora sim consigo ler suas informações pois vc tinha me passado o endereço errado!!
    Será na outra encarnação eu fui uma dermatologista?? hehhe, acho que sim, pois amo ler seus posts e ir no seu consultório, além de comprar todos os produtinhos que vc me receita.
    Estarei sempre passando por aqui.
    Um beijo,
    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra. Gostaria de saber se as células tronco também estão sendo usadas no tratamento da Dermatite atópica, venho sofrendo bastante com essa doença e parece que não tem fim

    ResponderExcluir