![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWF_9W_kEZXvKljJwtf6dCIYU35XGEQzk-faUU2VsY8V6vins9B3cOGGfxUqhLkxH9CHh0ouLc50UNLzDoUG1bNTG4omm0FaueKOHqMy1QVyR9SKlc9sYYVyePsmekkeattRpw8QnvPr8Q/s320/celula+tronco.jpg)
Não poderia deixar de comentar com vocês sobre o evento que participei em São Paulo. O I Congresso de terapia celular e células-tronco, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foi maravilhoso e contou com dermatologistas e pesquisadores de todo o país.
O que é terapia celular?
O princípio da terapia celular é simples: restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente.O que são células-tronco?São células indiferenciadas (embrionárias), que injetadas na circulação ou no local da lesão, elas podem se diferenciar em células especializadas daquele tecido ou órgão, substituindo as células defeituosas.
O que podemos esperar do uso de células-tronco e terapia celular na dermatologia?
Além das novidades para tratamentos de algumas doenças dermatológicas com células-tronco (Epidermólise bolhosa, xeroderma pigmentoso e úlceras crônicas), o tratamento para rejuvenescimento também está se modernizando.Além dos preenchedores cutâneos já existentes (ácido hialurônico, hidroxiapatita e metacrilato), podemos a partir de uma amostra da pele retirada do paciente, cultivar os fibroblastos do próprio paciente e utilizá-lo para correção de rugas, melhora da textura da pele e conseqüente efeito rejuvenescedor, sem o risco de reações alérgicas ou rejeição do produto.
Quais são as outras doenças que podem se beneficiar dessas terapias?
Pesquisas com células-tronco para cura de distrofias musculares, degenerações ósseas, doença de Parkinson e da angina refratária (dor no peito sem melhora com a terapia convencional) também já estão sendo realizadas e com efeitos promissores.Fiquei encantada em saber que temos no Brasil laboratórios e serviços que estão muito avançados no que diz respeito a estas terapias e gostaria de dividir com vocês algo que parecia longe do nosso alcance, mais que hoje já é realidade.